As mulheres que bebem vinho de forma moderada (o equivalente a dois copos de 150 mililitros de vinho por dia) têm menos tendência para engordar. A conclusão, publicada no Archives of Internal Medicine, baseia-se num estudo de uma equipa de cientistas americanos que, durante 13 anos, acompanhou 19 mil mulheres.
Embora o álcool contenha calorias, as mulheres que beberam vinho tinto ganharam menos peso. O grupo de investigadores, liderado pela investigadora Lu Wang, do Brigham and Women's Hospital, em Boston, acredita na possibilidade de as mulheres terem substituído outros alimentos pelo vinho, logo, não aumentavam a ingestão de calorias.
As mulheres participantes no estudo tinham 39 ou mais anos e um índice de massa corporal considerado normal à altura do início do estudo. Do total de mulheres analisado, 38,2 por cento não bebia álcool, 32,8 bebia menos de cinco gramas de álcool, 20,1 bebia essa quantidade e três por cento ingeria 30 gramas ou menos por dia.
Ao longo dos 13 anos em análise, todas, progressivamente, ganharam peso e concluiu-se que a quantidade de álcool ingerido e o aumento de peso se relacionavam de forma inversa. Ou seja, quanto mais álcool ingerido, menos peso ganho, com as mulheres abstémicas a acumularem mais peso ao longo desses anos.
Contudo, não se pense no vinho como ideal para fazer uma dieta. Como explica Catherine Collins, nutricionista da British Dietetic Association, "seria um erro dizer que beber álcool ajuda a perder peso".






