Beber um café depois do almoço ajuda a reduzir em 34 por cento o risco de diabetes tipo 2 nas mulheres, concluiu um estudo da investigadora brasileira Daniela Sartorelli, da Universidade de São Paulo (em colaboração com o Institut National de la Santé et de la Recherche Médicale), publicado no American Journal of Clinical Nutrition.
Diversos estudos já desenvolvidos tinham já demonstrado o papel do café na redução do risco de desenvolver diabetes, mas esta nova investigação demonstra, pela primeira vez, que o horário de consumo do café pode influenciar esse efeito.
A investigadora Daniela Sartorelli dá duas explicações possíveis para o facto: "o café pode ter diminuído o risco de diabetes por atrasar ou reduzir a absorção de uma parte da glicose adquirida ao almoço, ou a bebida pode ter protegido da doença porque, depois do almoço, costuma ser consumida sem leite".
Durante sete anos, 69.532 professoras francesas do ensino público, com idades entre os 41 e os 72 anos, foram acompanhadas e 1.415 desenvolveram a doença. No grupo das mulheres que tomavam, pelo menos, uma chávena de café (cerca de 125 mililitros) à hora de almoço, "apenas" 374 tiveram diabetes. Já entre as voluntárias que ingeriam menos de uma chávena ou mesmo nenhum café durante esse horário, mais de mil desenvolveram a doença.
Quer fosse café normal, descafeinado, com açúcar ou sem, todas as mulheres que tomaram uma chávena após o almoço apresentaram um risco menor (34 por cento) de desenvolver diabetes e este benefício não se verificou entre as participantes que consumiam café fora do horário de almoço ou que tomavam chá ou café com leite.






