O consumo moderado de vinho tinto pode ser um importante aliado contra os danos causados por acidentes vasculares cerebrais (AVC), graças à presença da substância resveratrol na bebida. Esta é a conclusão de uma equipa de investigadores da Universidade Johns Hopkins, nos EUA.
Até aqui era sabido que o consumo moderado de vinho tinto era benéfico para o coração, mas novos estudos comprovam que o resveratrol – um polifenol encontrado nas cascas e nas sementes das uvas pretas – aumenta os níveis de uma enzima que protege as células nervosas do cérebro.
Uma vez que cada vinho tinto possui quantidades diferentes de resveratrol, os cientistas não conseguiram ainda definir qual a quantidade de bebida que cada pessoa deve ingerir para conseguir alguma protecção. Mas Sylvian Doré, professor de Medicina Intensiva e Farmacologia Molecular da Universidade Johns Hopkins, acredita que o organismo possa precisar de uma dose pequena da substância para activar o sistema de protecção enzimática do cérebro.






